A importância do cálculo previdenciário antes de requerer a aposentadoria
Isabella Costa Advocacia
Atenção Trabalhadores Marítimos! 🛳
Separamos algumas informações importantes para iniciar o pedido de aposentadoria .
O primeiro passo é a realização do Cálculo Previdenciário em que serão observados os períodos embarcados até o ano de 1998, para o cômputo do ANO MARITIMO.
Depois será analisado o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, que deve ser fornecido pelas empresas marítimas, offshore e do setor petroleiro, no ato da demissão ou por requerimento do Trabalhador, em que será computado o tempo especial.
Durante a análise do PPP será verificado se a empresa considera os níveis de enquadramento para aposentadoria especial e, estando em conformidade, será verificado se o maritimo atingiu os 25 anos em atividade especial.
Caso o marítimo não atinja os 25 anos de atividade especial será feita a conversão do tempo especial em tempo de contribuição, verificando também a incidência do fator previdenciário devido à idade, e analisando o valor da aposentadoria que será recebida.⠀
Os documentos fundamentais são:
👉CNIS (extrato analítico do INSS);
👉CIR (até dezembro/98);
👉CTPS completas;
👉PPP’s;
👉CERTIDÃO de tempo de serviço da Marinha ou serviço militar.⠀
O escritório Isabella Costa Advocacia conta perfil internacional, que atende as demandas de alto nível e em conformidade com as exigências do mercado.